Menu

Quem somos nós na Internet?

 

   Sinto em dizer que reconheço as pessoas por emoticons ou pelas fontes que usam. Sinto também em admitir “dar risadas” de tirar o fôlego sem mover um único músculo da face enquanto digito inúmeros “KKK” (assim, em caixa alta). Afinal, quem somos na internet?

   Penso que a internet instigou em nós a vontade de viver em um mundo diferente, em ser uma pessoa diferente da que somos realmente. Essa identidade pode ser alegre, daquele tipo que é feliz o tempo todo, ou pode ajudar a colocar pra fora o lado sombrio de quem se equilibra entre as dificuldades de se viver em um mundo que exige de nós positividade, bom humor e confiança.

   Vivemos mais de uma vida. Enquanto as coisas podem estar desmoronando na vida aqui fora, na internet ela brilha. A rede virou ponto de escape pra muita gente. O problema é que ela também ampliou horizontes e acabou mudando as referências pessoais dentre os mais diversos assuntos. Um exemplo? Abra um site e veja a vida das celebridades. Agora, pense num post sobre o seu fim de semana para uma rede social. Me diga agora: como não achar sua vida sem graça?

   Não falo apenas do fato de que as pessoas inventam coisas pra se promover na rede como felizes e bem sucedidas. Falo de como elas mascaram sentimentos. E de como, cada vez menos, se importam com a vida real.

   As últimas tentativas da indústria em aproximar as pessoas num ambiente virtual, usando mensagens de voz e vídeo nos aplicativos de troca de mensagens, podem incomodar quem prefere viver totalmente aquém da verdadeira identidade. Há quem queira se distanciar tanto do mundo real, que o simples fato de mostrar a própria voz já é perturbador.

   A internet se tornou paradoxal. Por um lado, feita para aproximar pessoas e encurtar distâncias, passou a escudo virtual, usado insistentemente para que a distância entre real e inventado seja a maior possível.





3 comentários:

  1. Concordo com isso, tem pessoas que parecem viver uma eterna felicidade exibindo na maioria das vezes sorrisos falsos...Estar feliz e publicar isso na internet parece que virou uma obrigação social e moral.

    Bjus

    http://redandvintage.wix.com/home

    ResponderExcluir
  2. Temos que sair mais da frente do PC e nos divertis..sem precisar tirar foto de tudo!
    adorei o texto!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  3. ahh faz sim, existe milhares de cores, o verde água confesso que tá amarrando meu coração, e o rosa é lindo também ahahaha
    texto de reflexão pra começo de 2015 :D adorei, eu vi um vídeo um tempo atrás e acho que se encaixa bem falar dele nesse comentário, ele falava que a internet foi boa por ter nos aproximado de pessoas que estão a horas ou dias de distância, mas acabou na verdade deixando as pessoas mais distantes das pessoas mais próximas, acho que tem o lado bom e o lado ruim, infelizmente, algumas pessoas viram a internet de uma forma diferente e não soube equilibrar :(
    infelizmente a gente vive vendo pessoas se mostrando e não vivenciando o momento, espero que mude um dia ahaha

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir